COLECIONADOR DE APOSENTADORIAS: Wilson Braga coleciona aposentadorias de todos cargos públicos que ocupou

Publicado em 14 jul 2019 - silvano

Advogado de formação, o ex-governador Wilson Braga é um dos políticos paraibanos mais tradicionais. Além do seu longo histórico político pessoal, ele também possui tradição política familiar sendo filho do ex-prefeito de Conceição, Francisco de Oliveira Braga e de Francisca Leite Braga que vinha de uma família com forte tradição política na região. Wilson iniciou sua carreira política ainda dentro do movimento estudantil durante a década de 1950 quando destacou-se pela a sua atuação na Casa do Estudantes e durante a sua passagem pela Faculdade de Direito da Paraíba. Neste período ele tornou-se representante da União Nacional dos Estudantes.

Braga iniciou sua carreira política na década de 1950 quando obteve o seu primeiro exito eleitoral no ano de 1955 ao ser alçado ao cargo de deputado estadual, cargo que ocupou até o ano de 1967, quando assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. Wilson permaneceu como deputado federal até o início da  década de 1980, quando disputou o governo do estado com Antônio Mariz e elegeu-se com pouco mais e 58% dos votos válidos. Ele abdicou do governo para disputar o Senado Federal, tendo sido derrotado por Raimundo Lira e Humberto Lucena. Em 1990 ele enquanto prefeito na cidade de João Pessoa abriu mão do cargo para disputar a eleição para o governo estadual, na qual era favorito, mas foi derrotado por Ronaldo Cunha Lima. Em 1993 ele conseguiu eleger-se vereador pela cidade de João Pessoa. Em seguida ele teve novas passagens pela Câmara dos Deputados e pela Assembléia Legislativa da Paraíba, até o ano de 2014 quando optou por não disputar mais novas eleições.

 

Wilson atualmente acumula a sua aposentadoria de ex-governador da Paraíba que lhe rende mensalmente 23.500,82; a sua aposentadoria de ex-deputado estadual pela qual ele recebe 6.330,50 e segundo uma reportagem publicada pelo site Gazeta do Povo em Maio de 2019, ele ainda receberia uma terceira aposentadoria como ex-deputado federal no valor de R$22.000,00. No total Wilson receberia mensalmente R$51.831,32 dos cofres públicos.

Fonte: Polêmica Paraíba.