Em SJRP: Com apenas uma candidata mulher homologada, oposição poderá concorrer com apenas dois candidatos homens para vereador

A oposição de São João do Rio do Peixe, que homologou apenas 07 candidatos a vereador para o pleito deste ano, poderá ter que reduzir ainda mais este número. Como homologou a candidatura de apenas uma candidata do sexo feminino, o partido Cidadania poderá ser obrigado a retirar o nome de 04 candidatos masculinos para se enquadrar no percentual de no mínimo 30% por gênero, ficando só com dois candidatos homens.

De acordo com a tabela que foi disponibilizada pela Justiça Eleitoral para todos os partidos, quando um partido apresenta apenas um candidato de um determinado gênero, só poderá ter no máximo dois candidatos do outro gênero. Ainda conforme a tabela, para se ter seis candidatos masculinos, como é o caso do Cidadania de SJRP, precisaria registrar pelo menos três candidatas mulheres. Neste caso, para não ter que ‘cortar’ nenhum dos nomes masculinos já homoligados, a legenda teria que registrar a candidatura de mais duas filiadas.

Na convenção do último domingo o Cidadania homologou para a disputa proporcional os nomes de Rodrigo Dantas, José Ivan, Carlinhos de Dodô, Jaelson Furtado, Hugo Moreira, Gabriel da Pesca e Waleska Brekenfeld.