PARTIDO DO CENTRÃO Aguinaldo, Efraim e Julian já estariam conversando sobre projeto de fusão de Progressista, Dem e PSL

A partir de um entendimento nacional, envolvendo os presidentes do PSL, Dem e Progressista, os deputados Julian Lemos, Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro já teriam iniciados, pelo menos informalmente, as primeiras conversações, visando a fusão dos três partidos, no sentido de criar a maior legenda no Congresso Nacional.

O novo partido, caso a fusão se concretize, poderá ter até 121 deputados federais e 15 senadores do chamado Centrão, que poderá, inclusive, na sequência, receber a filiação do presidente Bolsonaro. Caso, obviamente, não haja defecções. Nessas operações, como se sabe, sempre há insatisfeitos que preferem não embarcar.

Nacional – Em nível nacional, a nova legenda, pelo que circula nos bastidores, teria, com a suposta fusão, o comando dividido entre os três partidos atuais, saber: a presidência ficaria com Luciano Bivar, atualmente no comando do PSL.

Já a vice-presidência, seria para ACM Neto, atual presidente do DEM. Já o Progressista, com a secretaria-geral, representado Ciro Nogueira, hoje presidente do partido. A hierarquia definida pelo número de parlamentares em cada um dos partidos.

Estaduais – Nos Estados, a fórmula poderia ser outra, dependendo do cacife de cada um dos partido. Restaria saber quem, por exemplo, abriria mão do comando, até familiar, que tem nos partidos na Paraíba, para compartilhar o comando com outras lideranças de outras legendas.

Aguinaldo, por exemplo, tem o comando absoluto do Progressista de muito tempo. Tem seu pai, Enivaldo, sua irmã, Daniella Ribeiro, seu sobrinho, o vice-prefeito Lucas Ribeiro. Topará abrir mão desse feudo?

O mesmo se pode dizer do Dem de Efraim Filho, que tem seu pai, Efraim Morais, irmãos e parentes outros, todos aninhados no partido. Irá ceder parte desse latifúndio para partilhar o poder com os demais?

De qualquer forma, resta aguardar com os entendimentos irão se desenvolver, caso o projeto seja mesmo encampado pelos caciques no âmbito nacional.