PREFEITURA DE POÇO DANTAS EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO EM FACE A FAKE NEWS DIVULGADA PELO BLOG DO FÁBIO KAMOTO E BLOG DO GERALDO ANDRADE

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Atenção população poçodantense, muito cuidado com o que você lê, saiba identificar o Fake News:

No dia 08 de junho deste ano (2021), o Blog do Fábio Kamoto e Blog do Geraldo Andrade, publicaram uma matéria onde diz que o TCE aponta irregularidades no governo de Itamar Moreira em Poço Dantas.

Acontece que a matéria está distorcendo a realidade do conteúdo do alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Para esse tipo de prática bastante conhecida, utiliza-se o termo FAKE NEWS.

Os alertas do TCE/PB fazem parte de seu papel orientador e preventivo no acompanhamento da gestão pública, servindo de orientações para que o gestor público tenha êxito em sua administração no que diz respeito as questões de ordem legal, fiscal e administrativa.

Portanto, não houve qualquer irregularidade apontada pelo TCE/PB em face da gestão do Prefeito Itamar Moreira como aponta o título da matéria. Nem mesmo a palavra irregularidade foi utilizada no alerta, o qual serve apenas como meio de prevenir os municípios paraibanos, como é de praxe fazer o TCE/PB, e como o fez para diversos outros municípios.

Por isso, é extremamente necessário que a população de Poço Dantas tome conhecimento de notícias por veículos de comunicação que possuem credibilidade e que atuam com seriedade na imprensa, com intuito unicamente informativo e não politiqueiro ou financeiro.

Se faz necessário relembrar que durante o ano eleitoral de 2020, o Blog do Fábio kamoto e o Blog do Geraldo Andrade utilizaram-se de condutas ardilosas em relação aos candidatos a prefeito de Poço Dantas. Foram quase 100 (cem) matérias publicadas por cada blog, ora tecendo elogios e enaltecendo qualidades de um determinado candidato a prefeito, ora criticando e distorcendo condutas em relação ao perfil de Itamar Moreira.

Em setembro de 2020, o Juiz da 53ª Zona Eleitoral da Paraíba determinou que os referidos blogs interrompessem imediatamente a veiculação de matérias e que retirassem de suas páginas as propagandas negativas em relação a Itamar Moreira.

Por isso, os responsáveis pelos blogs citados são réus na Ação de Investigação Judicial Eleitoral de nº 0600242-21.2020.6.15.0053, que tramita na 53ª Zona Eleitoral da Paraíba, hoje com sede em São João do Rio do Peixe.

Na supra referida decisão, o Juiz assim destacou:

“[…]observa-se que houve o excesso por parte dos Blogs e periódicos da região já que todas as inúmeras vezes em que o candidato Zé-Almeida é citado, o tom é elogioso e abonador de suas qualidades, ao passo em que as matérias que se referem ao pré-candidato adversário os títulos das matérias remetem ao descumprimento de regras e deveres, pintando no imaginário popular um confronto entre o bem e o mal.”

Por fim, é preciso que a população de Poço Dantas saiba distinguir o que é verdade e o que é fake news, a começar pela fonte que está acessando. Lendo a verdade estará sempre bem esclarecida, lendo fake news estará sempre sendo induzida ao pensamento e a vontade de outra pessoa, com intenções obscuras.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, com informações da Procuradoria Geral do Município, em 08 de junho de 2021.